terça-feira, 28 de maio de 2013

Por que?



    Fim de Campeonatos Estaduais, Inicio do Brasileirão e abertura de Janela de transferências europeias. E tudo conforme o previsto. Uma debandada de craques saindo, Alguns mais velhos chegando, e uma pergunta que soa de uma estupidez tamanha, não tão grande quanto as pessoas que tomam conta do nosso futebol é claro, mas que chega a ser idiota: Por que tem que ser assim?

    Juro que não consigo entender o porque desse calendário estúpido. Tento enxergar de que forma nossos cartolas se beneficiam com isso, e não consigo achar nada óbvio.

    É simples, Futebol nada mais é do que um espetáculo que precisa ter pessoas é claro, vender a "Marca" em cotas de TV e o show precisa ser atraente. Para que um show seja atraente é necessário uma série de requisitos como: Bons artistas, Horários possíveis, e o mais importante, vender bem a dramaturgia!

    O maior exemplo no mundo todo se chama NFL nos Estados Unidos, um campeonato de tiro curto, cuja final é um espetáculo surpreendente, como uma história, com shows no intervalo, com atrativos. Se tornando algo único. Resultado, o MUNDO para pra ver a final do Super Bowl!

    Agora, fazer um estadual de 3 meses, em que Nada acontece. Uma Copa do Brasil totalmente Bagunçada, sem ser dado o seu devido valor, junto com um Campeonato Brasileiro de pontos corridos que não é mais chato porque temos 12 times grandes disputando. Isso não é espetáculo, e sim um show de horrores.

    Sem mencionar ainda preços abusivos de ingressos, torcedor maltratado em estádios, falta de infraestrutura etc.

    Creio que o problema não é só esse. Nós estamos evoluindo, os clubes estão conseguindo segurar mais seus ídolos, mas precisamos vender melhor nosso peixe! E tudo começa com um bom calendário.

    Pra não dizerem que só apontei defeitos e não dei solução, ai vai a minha: Um estadual de tiro curto, 40 dias, de no máximo 12 jogos. Após o termino já inicia-se o Campeonato Brasileiro e a Copa Do Brasil. A Copa do Brasil seria diferente, ela teria força de Campeonato Nacional! Seu modelo seria igual a Copa do mundo. Os times de outras divisões jogariam entre si em mata mata até sobrar 12, após isso, eles se juntariam com os 20 da primeira divisão, faria 8 grupos de 4. Classificam dois de cada grupo e começaria o mata mata. O Campeonato Brasileiro rodaria normalmente. Então, o Campeão do Campeonato Brasileiro, jogaria com o Campeão da Copa do Brasil, quem levasse  ficaria com o Título de maior importância.

    Imagina as finais das finais, O campeão da regularidade, contra o campeão do sangue frio! Isso sim é espetáculo!   

    Hoje não vendemos espetáculo, enfiamos guela abaixo do torcedor o marasmo e a monotonia. Assim como vamos vender nossas cotas de TV mais caras? Como segurar jogadores que jogam 70, 80 jogos no ano, que perdem 9 rodadas do Campeonato pra poder estar com a seleção?

   É uma bagunça, mas não precisa ser!

   E eu só queria saber uma coisa, Por que?

Abs.

   

 

Um comentário:

  1. Hoje eu concordo rsrs, parabéns pelo post. As federações estaduais tem mto lobby junto a CBF, por isso não temos um estadual curto assim.

    ResponderExcluir